Escâneres intra-orais e a odontologia digital
A odontologia vem se mostrando uma área sempre cheia de inovações e de novas tecnologias. Isso trouxe-nos a outra era dos tratamentos odontológicos, onde podemos obter trabalhos cerâmicos definitivos em questão de minutos, simulação virtual (foto nº4) dos resultados finais como diagnóstico e parte do planejamento. Isto é, antes mesmo de ser feito qualquer procedimento já pode saber os resultados finais, dando assim um maior esclarecimento de possíveis dúvidas e também muito mais conforto ao paciente.
Mas como tudo isso é possível? Tudo começa com um escâner intra-oral (foto nº1), que digitalizará as arcadas do paciente em um arquivo tridimensional (foto nº2) para o computador, onde tudo acontecerá. A partir do modelo virtual criado pelo escâner podemos planejar junto de fotografias e radiografias todo e qualquer tratamento odontológico. E para muitos o que realmente importa dessa nova tecnologia é a eliminação da necessidade de MOLDAGENS com “massinhas” e moldes desconfortáveis. Além dessas vantagens, surgem novas opções de tratamento com materiais antes impossíveis de obtê-los que não através do tratamento digital como por exemplo, próteses de zircônia (livres de metal) e alinhadores invisíveis (aparelho ortodôntico sem braquetes).
O fantástico da tecnologia que o escâner intra-oral nos proporciona é a precisão unida com a agilidade do tratamento, em alguns casos eliminação total da necessidade de modelos físicos. Assim exclusivamente, todo trabalho planejado e executado de forma virtual e só tornará físico a prótese ou placa do tratamento propriamente dito. Em resumo o escaneamento intra-oral faz com que haja para ao profissional e paciente muito mais conforto, agilidade, qualidade e precisão, além de novas opções de tratamento.
Escrito por: Dr. Mestre Especialista Luiz Paulo Lauda